Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
A Building Indl. de Conectores Elétricos Ltda., fabricante de conectores e produtos da linha B-LUX, tem como premissas:
- Manter a satisfação dos clientes através do constante investimento em tecnologia e inovação com preços competitivos, assegurando a fabricação de produtos da mais alta qualidade e que atendam aos requisitos especificados;
- O desenvolvimento profissional dos colaboradores;
- Melhoria continua em todos os processos;
Diante de tais preocupações a Building & B-LUX está alinhada com o desenvolvimento sustentável através de ações que atendam aos três principais pilares da sustentabilidade que são: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e proteção ambiental.
Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.
Para entender melhor estes pilares abaixo segue breve explicação:
1. Social
Trata-se de todo capital humano que está, direta ou indiretamente, relacionado às atividades desenvolvidas por uma empresa. Isso inclui, além de seus colaboradores, seu público-alvo, seus fornecedores, a comunidade a seu entorno e a sociedade em geral.
Desenvolver ações socialmente sustentáveis vai muito além de, por exemplo, dar férias e benefícios aos colaboradores. Deve-se proporcionar um ambiente que estimule a criação de relações de trabalho legítimas e saudáveis, além de favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo dos direta ou indiretamente envolvidos.
2. Econômico
Para que uma empresa seja economicamente sustentável, ela deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado.
Além disso, seu desenvolvimento econômico não deve existir à custa de um desequilíbrio nos ecossistemas a seu redor. Se uma empresa lucra explorando as más condições de trabalho dos colaboradores ou a degradação do meio ambiente da área à sua volta, por exemplo, ela definitivamente não está tendo um desenvolvimento econômico sustentável, já que não existe harmonia nas relações estabelecidas.
3. Ambiental
Por fim, o desenvolvimento sustentável ambientalmente correto se refere a todas as condutas que possuam, direta ou indiretamente, algum impacto no meio ambiente, seja a curto, médio ou longo prazo.
O desenvolvimento sustentável busca, em primeiro lugar, minimizar ao máximo os impactos ambientais causados pela produção industrial.
Algumas ações sustentáveis que a Building & B-LUX realiza:
- Materiais 100% reutilizáveis (polietileno, polipropileno, poliamida, ABS, PC entre outros termoplásticos);
- Coleta seletiva de óleo por uma empresa terceirizada homologada;
- Coleta de panos usados no setor da produção por uma empresa terceirizada homologada;
- Beneficiamento através do envio de sucatas para o fornecedor de matéria-prima em regime de transformação;
- Reciclagem interna dos refugos da injeção através de moinhos, para reaproveitamento em determinados produtos não passíveis de certificação;
- Venda de sucatas (aço) para empresa terceirizada, com recursos destinados a ações internas;
- Os papelões e sacos das embalagens de tomadas descartados na produção são doados para coletores carentes de sucatas;
- Pesquisa de clima interno com os colaboradores;
- Pesquisa de satisfação pós-venda com os clientes;
- Ações sociais como campanha do agasalho, distribuição de roupas e alimentos para moradores de rua;
- Implementação do PCP, o qual gera uma série de melhorias dentre elas melhor desempenho e economia;
- Mudanças de layout;
- Torre de resfriamento e motobomba no setor da injetora contribuem para melhorar a performance e na redução do consumo de água e energia elétrica utilizado durante a produção;
- Cabine Primária de energia, reduz o consumo de energia elétrica;
- Descarte de materiais eletroeletrônicos em locais apropriados, pois são contaminantes do solo, da água e do ar;
- Conscientização da reutilização dos papéis impressos sem uso;
- Não utilização de copos descartáveis, com o uso de bebedouros.
Com simples atitudes como essas podemos contribuir para um Planeta habitável para nós e nossos descendentes.
E você? O que faz para o desenvolvimento sustentável?
Deixe aqui seu comentário com uma dica sustentável que você faz na sua casa ou no seu emprego.
Até a próxima!
Fontes: